_quarta-feira, 2 de maio de 2007

_ Dominique Perrault - Biblioteca Nacional de França


A Biblioteca Nacional de França encontra-se no 13º bairro de Paris, Possui 450 quilômetros de estantes e 4000 lugares nas salas de leitura, este edifício com 360 mil metros quadrados de superfície. O Formado por quatro torres de 79 metros de altura, colocadas como, livros abertos, em volta de um jardim central rebaixado. Apesar do conceito modernista baseado em grande parte no fato de o arquiteto admirar artistas minimalistas como Carl André e Richard Serra, os traços rudes da Biblioteca são um pouco suavizados pelo jardim central, visível essencialmente das salas de leitura. Ao criar esta fonte rebaixada de verdura, Dominique Perrault pretendeu fazer referência ao Jardim do Éden, ao Pecado Original, e, assim, à origem do conhecimento encerrado nos milhões de livros que ali se encontram. Esta obra de Dominique Perrault recebeu o Prémio Mies van der Rohe de 1996.



O espaço puro tem como suas principais características, dimensões perfeitas ou áureas, onde se busca o equilíbrio perfeito entre as três dimensões, com um desenho puro, intacto, limpo que busca somente o essencial. A busca da perfeição do desenho visa principalmente criar um espaço perfeito para o ser humano sendo este do ponto de vista ergonômico como sensitivo.








Sobre Dominique Perrault


Dominique Perrault nasceu em 1953 em Clemont-Ferrand e atualmente trabalha em Paris. Obtém o diploma de arquiteto em 1978 e em 1979 o certificado de Estudos Superiores em Urbanismo da Ecole Nationale de Ponts et Chaussées, e, em 1980, o diploma de Estudos Aprofundados em História, pela Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales.
Cria seu escritório em Paris no ano de 1981. Dois de seus projetos, realizados na França, lhe asseguram, então, sua reputação no nível nacional: a Escola Superior de Engenheiros – ESIEE -, em Marne-la-Vallée e o Hotel Industrial Berlier, em Paris, que foi objeto de vários prêmios internacionais.
Em 1989 ele ganha o concurso internacional da Biblioteca Nacional da França e em 1992, participa do concurso internacional para a construção do Velódromo e Piscina Olímpicos em Berlim. Nessa ocasião, ele abre um escritório naquela cidade. Estes dois projetos lhe asseguram, desta vez, reputação internacional. Em 1996, ganha o concurso internacional para a extensão da Corte de Justiça das Comunidades Européias em Luxemburgo, onde cria, em 2000, um novo escritório. Posteriormente, em 2002, Dominique Perrault abre mais dois escritórios: um em Barcelona e outro em Baltimore, nos Estados Unidos.



Outras Obras:





Olympic Velodrome and Swimmingpool



APLIX Factory
Por: Anatalia Araujo
________________________________________________


Eu:

Nome: Anatalia Araujo
Idade: 21 anos
Atividade: Estudante de Arquitetura e Urbanismo FAU/UnB ______________________________

Arquitetura:

Arco Web
Arquiteto
Arcspace
Arke Brasil
Arkinetia
Casa de Lúcio Costa
FENEA
Instituto de Arquitetos do Brasil
Metálica
Vitruvius

______________________________

Postagens anteriores:

Frank Lloyd Wright
Zaha Hadid
Tadao Ando
Norman Foster
João Filgueiras Lima
50 anos dos traços de Brasília
Fé, Engenho e Arte
O funcionalismo racionalista
Álvaro Siza
Arquitetura bioclimática


______________________________

Arquitetos:

Bruno Stagno
Daniel Libeskind
Oscar Niemeyer
Gustavo Penna
Harry Seidler

______________________________

Blog's:

A Cidade dos Encontros
A barriga de um arquiteto
Architecture
Arquiteto em Brasília
Arquirados
Architecture
Um arquiteto comum
O contrário é a mesma coisa

______________________________

Propagandas:











______________________________

Arquivos: