_sexta-feira, 16 de março de 2007

_ 50 anos dos traços de Brasília

Hoje o concurso para o projeto de Brasília faz 50 anos. Lucio Costa, arquiteto e urbanista, vencedor da seleção do concurso da nova capital.
“Brasília é uma questão brasileira, não só para os candangos sendo assim de estrema importância nacional”. – Nestor Goulart - Professor da FAU da USP

Nasceu do gesto primário de quem assinala um lugar ou dêle toma posse:-- dois eixos cruzando-se em ângulo reto, ou seja, o próprio sinal da Cruz.



"O que chama a atenção é que, ainda hoje, o modelo urbanístico moderno de Lúcio Costa - criticado nos anos 1970 pelos movimentos pós-modernos - é usado como referência para a construção de condomínios de alto padrão", afirma Goulart, segundo ele, Brasília é considerada a maior cidade planejada implantada do mundo.
Uma alteração significativa foi deslocamento do projeto original, em cerca de 800 metros em direção ao Lago Paranoá. Pela proposta de Lúcio Costa, o Setor Bancário deveria estar onde hoje fica o Setor Hoteleiro. "Ele saiu de um terreno plano e foi parar quase em um buraco. Foi preciso fazer o aterramento para nivelar o terreno, mas ainda assim não foi suficiente", acrescenta o professor Antônio Carlos Carpintero. O espaço ajudou a confinar o setor a uma realidade estressante para quem trabalha ou circula pelo local: estacionamentos insuficientes e acesso complicado à rodoviária.
A conferência para lembrar os 50 anos da seleção do projeto de Lúcio Costa é a segunda de uma série de atividades que a FAU pretende realizar nos próximos três anos. A primeira foi em setembro de 2006, em alusão ao lançamento do edital do concurso, realizado 20 de setembro de 1956. A idéia é retomar e discutir as fases e momentos importantes dos anos da construção da capital inaugurada em 1960. “Em 2010, comemoram-se os 50 anos da inauguração oficial de Brasília. Mas muita coisa aconteceu antes disso”, comenta Carpintero, professor da FAU.

Trechos da Memória Descritiva:

Brasília, uma cidade inventada

3. E houve o propósito de aplicar os princípios francos da técnica rodoviária — inclusive a eliminação de cruzamentos — à técnica urbanística, conferindo-se ao eixo arqueado, correspondente às vias naturais de acesso, a função circulatória-tronco, com pistas centrais de velocidade e pistas laterais, para o tráfego local, e dispondo-se ao longo dêsse eixo o grosso dos setores residenciais.
4. Como decorrência dessa concentração residencial, os centros cívico e administrativo, o setor cultural, o centro de diversões, o centro esportivo, o setor administrativo municipal, os quartéis, as zonas destinadas à armazenagem, ao abastecimento e às pequenas indústrias locais, e, por fim, a estação ferroviária, foram-se naturalmente ordenando e dispondo ao longo do eixo transversal que passou a ser assim o eixo-monumental do sistema. Lateralmente à interseção dos dois eixos, mas participando funcionalmente e em têrmos de composição urbanística do eixo-monumental, localizaram-se o setor bancário e comercial, o setor de escritórios de emprêsas e profissões liberais e ainda amplos setores de varejo comercial.

Ao longo dessa esplanada — o Mall dos inglêses, extenso gramado destinado a pedestres, a paradas e a desfiles, foram dispostos os ministérios e autarquias (...) sendo o último o da Educação, a fim de ficar vizinho do setor cultural, tratado à maneira de parque para melhor ambientação dos museus, da biblioteca, do planetário, das academias, dos institutos, etc., setor êsse também contíguo à ampla área destinada à Cidade Universitária com o respectivo Hospital de Clínicas e onde também se prevê a instalação do Observatório. A Catedral ficou igualmente localizada nessa esplanada, mas numa praça autônoma disposta lateralmente, não só por questão de protocolo, uma vez que a Igreja é separada do Estado, como por questão de escala, tendo-se em vista valorizar o monumento e, ainda, principalmente por outra razão de ordem arquitetônica: a perspectiva de conjunto da esplanada deve prosseguir desimpedida até além da plataforma, onde os dois eixos se cruzam.

O sistema de mão única obriga os ônibus, na saída, a uma volta, num ou noutro sentido, fora da área coberta pela plataforma, o que permite ao viajante uma última vista ao eixo monumental da cidade antes de entrar no eixo rodoviário-residencial — despedida psicològicamente desejável.

16. Quanto ao problema residencial, ocorreu a solução de criar-se uma seqüência contínua de grandes quadras dispostas em ordem dupla ou singela, de ambos os lados da faixa rodoviária, e emolduradas por uma larga cinta densamente arborizada, árvores de porte, prevalecendo em cada quadra determinada espécie vegetal, com chão gramado e uma cortina suplementar interminente de arbustos e folhagens, a fim de resguardar melhor, qualquer que seja a posição do observador, o conteúdo das quadras visto sempre num segundo plano e como que amortecido na paisagem.. Disposição que apresenta a dupla vantagem de garantir a ordenação urbanística mesmo quando varie a densidade, categoria, padrão ou qualidade arquitetônica dos edifícios e de oferecer aos moradores extensas faixas sombreadas para passeio e lazer, independentemente das áreas livres previstas no interior das próprias quadras.




Curiosidades:

- Brasília tornou o método sucinto da integração nacional.
- Em 1987, em entrevista a um órgão da imprensa, sentindo, cada vez mais, descaso das autoridades de Brasília pela preservação do Plano Original, Lúcio Costa Lamenta “Não foi esta cidade que planejei. Salvem Brasília”.
"Brasília está ficando uma cidade como as outras, pois o plano-piloto de Lúcio Costa vem sendo totalmente desvirtuado." (Oscar Niemeyer, 1963)


Entre no site do Lúcio Costa, clicando no título.
Por: Anatalia Araujo
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Eu:

Nome: Anatalia Araujo
Idade: 21 anos
Atividade: Estudante de Arquitetura e Urbanismo FAU/UnB ______________________________

Arquitetura:

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Arkinetia
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FENEA
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