_sexta-feira, 5 de janeiro de 2007

_ Piet Mondrian


Pieter Cornelis Mondriaan, geralmente conhecido por Piet Mondriann foi um pintor neerlandês modernista. Participou do movimento artístico Neoplasticismo e colaborou com a revista De Stijl. Começou a sua carreira como professor primário ao mesmo tempo em que ia praticando a sua pintura. A maior parte do seu trabalho deste período é naturalista ou impressionista. No Museu Gemeente, em Haia, estão expostos vários trabalhos deste período, incluindo exemplares pós-impressionistas tais como "O Moinho Vermelho" e "Árvores ao Luar".


Após entrar em contato com a teosofia, Mondrian passa por um breve período simbolista, mas que lhe será fundamental para que atinja a abstração. Este período costuma-se confundir com sua conseqüente obra cubista, já revelando uma certa tendência à geometrização e à síntese da realidade.
Em 1911, visitou uma exposição cubista em Amsterdã o que o marcou profundamente e teve grande influência no seu trabalho posterior. A partir de 1917 até a década de 1940 desenvolve sua obra neoplástica. O seu quadro "Broadway Boogie Woogie", que pode ser visto no Museu de Arte Moderna de São Francisco, pertence à fase posterior ao Neoplasticismo, quando Mondrian se liberta das regras que ele próprio se impôs.
Os seus trabalhos mais conhecidos são os familiares quadrados coloridos, agrupados assimetricamente, os blocos segmentados de linhas retas e cores primárias que, segundo alguns, parecem poder ser pintados por qualquer criança. Outros consideram que as composições no estilo a que Mondrian chamou neoplasticismo são originais e difíceis de reproduzir para obter o mesmo efeito que Mondrian alcançou. O seu estilo reducionista, muitas vezes copiado, continua a inspirar a arte, a moda e a publicidade. Embora Mondrian não tenha sido um artista comercial, é considerado o pai do design de publicidade devido ao disseminado e contínuo uso do seu estilo em grelha como estrutura básica no design gráfico.


O que é Neoplasticismo?



O Neoplasticismo defendia uma total limpeza espacial para a pintura, reduzindo-a a seus elementos mais puros e buscando suas características mais próprias. Muitos de seus ideais foram expostos na revista De Stijl (O Estilo).
A necessidade de ressaltar o aspecto artificial da arte (criação humana) fez com que os artistas deste movimento (notadamente Mondrian e Theo van Doesburg) usassem apenas as cores primárias (vermelho, amarelo, azul) em seu estado menos saturado (artificial), assim como o branco e o preto (inexistentes na Natureza, o primeiro sendo presença total e o segundo ausência total de luz).



Claramente um movimento de arte de pesquisa, os experimentos realizados pelos artistas neoplásticos foram essenciais para a arquitetura moderna, assim como para a formulação do que hoje se conhece por design. Apesar de afastados da Bauhaus devido a questões pontuais, ambos os movimentos fazem parte de um mesmo universo cultural.




Texto tirado do: pt.wikipedia.org/wiki/Mondrian
Por: Anatalia Araujo
________________________________________________


Eu:

Nome: Anatalia Araujo
Idade: 21 anos
Atividade: Estudante de Arquitetura e Urbanismo FAU/UnB ______________________________

Arquitetura:

Arco Web
Arquiteto
Arcspace
Arke Brasil
Arkinetia
Casa de Lúcio Costa
FENEA
Instituto de Arquitetos do Brasil
Metálica
Vitruvius

______________________________

Postagens anteriores:

Santiago Calatrava
Op Art - Julian Beever
Op Art - Felice Varini
Você sabe que estuda quando
Paulo Mendes da Rocha
Casa da Cascata
Casa dos Smurfs
Le Corbusier
Espaço Oscar Niemeyer
Ponte Jk


______________________________

Arquitetos:

Bruno Stagno
Daniel Libeskind
Oscar Niemeyer
Gustavo Penna
Harry Seidler

______________________________

Blog's:

A Cidade dos Encontros
A barriga de um arquiteto
Architecture
Arquiteto em Brasília
Arquirados
Architecture
Um arquiteto comum
O contrário é a mesma coisa

______________________________

Propagandas:











______________________________

Arquivos: