_terça-feira, 25 de julho de 2006

_ Le Corbusier


Charles-Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido por Le Corbusier, foi um arquiteto suíço naturalizado francês. É considerado juntamente com Frank Lloyd Wright, Alvar Aalto, Mies van der Rohe, um dos mais importantes arquitetos do século XX.Sua obra, ao negar características histórico-nacionalistas, abriu caminho para o que mais tarde seria chamado de “estilo internacional”, que teria representantes como Ludwig Mies van der Rohe, Walter Gropius, e Marcel Breuer.
A sua influência estendeu-se principalmente ao urbanismo. Foi um dos primeiros a compreender as transformações que o automóvel exigiria no planejamento urbano. A cidade do futuro, na sua perspectiva, deveria consistir em grandes blocos de apartamentos assentes em pilotis, deixando o terreno fluir debaixo da construção, o que formaria algo semelhante a parques de estacionamento.

Le Corbusier defendia, jocosamente, que, "por lei, todos os edifícios deviam ser brancos", criticando qualquer esforço artificial de ornamentação. As estruturas por ele idealizadas, de uma simplicidade e austeridade espartanas, nas cidades, foram largamente criticadas por serem monótonas e desagradáveis para os peões. A cidade de Brasília foi concebida segundo as suas teorias.

Capela de Notre Dame:


Entre as contribuições de Le Corbusier à formulação de uma nova linguagem arquitetônica para o século XX se encontram estes cinco pontos, formalizados no projeto da "Villa Savoye":


"Construção sobre" "pilotis": ao tornar todas as construções suspensas, cria-se no ambiente urbano uma perspectiva nova. Uma inédita relação "interno-externo" criar-se-ía entre observador e morador.
"Terraço-jardim": não mais os telhados do passado. Com o avanço técnico do concreto-armado, seria possível aproveitar a última laje da edificação como espaço de lazer.
"Planta livre da estrutura": a definição dos espaços internos não mais estaria atrelada à concepção estrutural. O uso de sistemas viga-pilar em grelhas ortogonais geraria a flexibilidade necessária para a melhor definição espacial interna possível.
"Fachada livre da estrutura": conseqüência do tópico anteriror. Os pilares devem ser projetados internamente às construções, criando recuos nas lajes de forma a tornar o projeto das aberturas o mais flexível. Deveriam ser abolidos quaisquer resquícios de ornamentação.
"Janela em fita": à uma certa altura, de um ponto ao outro da fachada, de acordo com a melhor orientação solar.
*O pilotis pode ser considerado como um sistema construtivo baseado na sustentação de uma edificação através de uma grelha de pilares (ou colunas) em seu pavimento térreo. A palavra pilotis, de origem francesa e eventualmente aportuguesada como piloti, pode se referir tanto ao pilar em si, quanto ao sistema como um todo. Também costuma ser usada para nomear o pavimento em que se encontra (ou seja, a expressão "pavimento pilotis" é eventualmente usada como um sinônimo para "pavimento térreo").
O uso do pilotis tornou-se uma das características fundamentais da arquitetura moderna do século XX, notadamente do international style.

Espaço Corbusier:

Por: Anatalia Araujo
________________________________________________


Eu:

Nome: Anatalia Araujo
Idade: 21 anos
Atividade: Estudante de Arquitetura e Urbanismo FAU/UnB ______________________________

Arquitetura:

Arco Web
Arquiteto
Arcspace
Arke Brasil
Arkinetia
Casa de Lúcio Costa
FENEA
Instituto de Arquitetos do Brasil
Metálica
Vitruvius

______________________________

Postagens anteriores:

Espaço Oscar Niemeyer
Ponte Jk
Brooklyn Bridge
Oscar Niemeyer
Domingos Bongestabs
Antoni Gaudí


______________________________

Arquitetos:

Bruno Stagno
Daniel Libeskind
Oscar Niemeyer
Gustavo Penna
Harry Seidler

______________________________

Blog's:

A Cidade dos Encontros
A barriga de um arquiteto
Architecture
Arquiteto em Brasília
Arquirados
Architecture
Um arquiteto comum
O contrário é a mesma coisa

______________________________

Propagandas:











______________________________

Arquivos: