_sexta-feira, 16 de junho de 2006

_ Ponte Jk

Projeto inaugurado em 15/12/2002, em Brasília, a Ponte Juscelino Kubitschek. O projeto audacioso impressiona pela funcionalidade e pela arquitetura monumental que transformam o empreendimento em uma execução ímpar da engenharia brasileira. Iniciando pela arquitetura, com três arcos inspirados pelo movimento de uma pedra quicando sobre o espelho d'água, a obra se integra ao conceito de Brasília, aliando beleza e inovação. A forma estrutural adotada conta com três arcos que sustentam, por meio de estais de aço, três tabuleiros com vão de 240 metros cada um, sendo um desafio imposto pela arquitetura e vencido pelo engenharia, responsável pela obra, Via Dragados, José Celso Contigo. O Turismo brasileiro ganha mais força com novo monumento, que reforça a Capital Federal Brasileira como ícone mundial da arquitetura moderna. A ponte JK se assenta em um ponto muito privilegiado do Lago Paranoá. Recursos de monitoramento eletrônico serão usados para avaliar a segurança da estrutura da ponte nos próximos dois anos, por meio de 51 sensores acoplados aos 48 cabos de sustentação e três no topo dos arcos da ponte.


Curiosidades de Concreto

A quantidade de aço aplicada na Terceira Ponte é duas vezes maior que a utilizada na construção da Torre Eiffel, em paris (França). - O volume de concreto submerso (debaixo d'água ) é suficiente para construir três superquadras inteiras, com 2 mil apartamentos. - As máquinas de perfuração são do mesmo tipo que as utilizadas na construção da Ponte Rio - Niterói (Rio de Janeiro). - A ponte JK está localizada sobre uma falha geológica - retirados por onde corria o Rio Gama. O local conta com 13 diferentes tipos de solo e rochas. - Estacas de 60 metros de comprimentos foram colocadas debaixo d'água com ajuda de 12 mergulhadores profissionais, que desceram 48 metros de profundidade.


Obs: * Existem pessoas que acreditam que a ponte foi projeto de Niemeyer, mas na verdade o projeto é do arquiteto Alexandre Chan.
*O texto foi tirado do site do ministério dos transpotes.

Por: Anatalia Araujo
________________________________________________


Eu:

Nome: Anatalia Araujo
Idade: 21 anos
Atividade: Estudante de Arquitetura e Urbanismo FAU/UnB ______________________________

Arquitetura:

Arco Web
Arquiteto
Arcspace
Arke Brasil
Arkinetia
Casa de Lúcio Costa
FENEA
Instituto de Arquitetos do Brasil
Metálica
Vitruvius

______________________________

Postagens anteriores:

Brooklyn Bridge
Oscar Niemeyer
Domingos Bongestabs
Antoni Gaudí


______________________________

Arquitetos:

Bruno Stagno
Daniel Libeskind
Oscar Niemeyer
Gustavo Penna
Harry Seidler

______________________________

Blog's:

A Cidade dos Encontros
A barriga de um arquiteto
Architecture
Arquiteto em Brasília
Arquirados
Architecture
Um arquiteto comum
O contrário é a mesma coisa

______________________________

Propagandas:











______________________________

Arquivos: