_quinta-feira, 22 de março de 2007

_ Norman Foster


Nascido em Manchester em 1935, onde estudou Arquitetura e Urbanismo. Fundou o escritório de arquitetura Team 4 (1963-1967) junto com Richard Rogers (colega de estudos em Yale), Wendy Cheesman (sua futura esposa) e Georgie Wolton.
25 anos mais tarde, em 1992, passou a ser Sir Norman Foster & Partners, uma empresa internacional que recebeu mais de 60 distinções e prêmios, e conquistado 14 grandes concursos internacionais.
Em 1983, Norman Foster recebeu a medalha de Ouro de Arquitetura e em 1990 lhe foi outorgado o titulo de Sir. É doutor "Honoris Causa"do Royal College of Art de Londres, recebeu em 1991 o prêmio Mies Van de Rohe de arquitetura européia, a Medalha de Ouro da Academia Francesa de Arquitetura. e mais recentemente o "Arnold W. Brunner Memorial Prize" da Academia de Artes e Letras de Nova York
Seus primeiros desenhos eram projetos austeros, sem elementos decorativos, como por exemplo no edifício da "Reliance Control em Swindon (Inglaterra, 1966). Mais tarde evoluiu no emprego de superfícies curvas e na utilização de um amplo leque de materiais construtivos.
Um passo importante neste processo é a sede central da Willis, Faber& Dumas em Ipswich (Inglaterra, 1975), com sua ondulante fachada de vidro ergue-se sobre o solo irregular. Outro exemplo da evolução do arquiteto na complexidade formal pode ser visto no terminal do aeroporto de Stansted em Esex (Inglaterra, 1991), onde as grandes coberturas sustentadas por colunas arborescentes e tensores metálicos lembram fortemente as estruturas de arame dos primeiros aeroplanos.


Willis, Faber& Dumas.

Outro exemplo revelador de sua precisão pelos detalhes, combinada com uma impressionante concepção globalizadora, são os escritórios centrais da Hong-kong & Shangai Banking Coorporation, em Hong Kong (1986), considerada por muitos críticos como a obra prima de Norman Foster.


Hong-kong & Shangai Banking Coorporation.

Outro dos interesses que aflora na sua trajetória, é o desenho e planejamento urbanísticos, materializado em estudos gerais para várias cidades (Berlin e Cannes, entre outras), e em planejamentos parciais como os da área de King Cross (Londres,1988), ou a ordenação urbana da Exposição Universal de Lisboa de 1998. Também realizou obras no campo da engenharia, como a Torre de telecomunicações de Collserola em Barcelona (Espanha, 1988-1992) e o conjunto do metrô de Bilbao (1988-1995). Entre seus projetos ainda não realizados destaca-se um gigantesco prédio de forma cônica que alcançará 1000 m de altura.

Museu de Arte moderna, Carré d'Art, Nimes.



Novo Parlamento Alemão, Reichstag.



Estadio Olímpico, Paris.


Sainsbury - Centro de artes visuais, Nordwitch.


Stansted, aeroporto em Esex, Inglaterra.

Telecomunicações, Torre de Collserola, Barcelona.

Por: Anatalia Araujo
________________________________________________


Eu:

Nome: Anatalia Araujo
Idade: 21 anos
Atividade: Estudante de Arquitetura e Urbanismo FAU/UnB ______________________________

Arquitetura:

Arco Web
Arquiteto
Arcspace
Arke Brasil
Arkinetia
Casa de Lúcio Costa
FENEA
Instituto de Arquitetos do Brasil
Metálica
Vitruvius

______________________________

Postagens anteriores:

João Filgueiras Lima
50 anos dos traços de Brasília
Fé, Engenho e Arte
O funcionalismo racionalista
Álvaro Siza
Arquitetura bioclimática
Bruno Stagno
As sete maravilhas do mundo
Frank Owen Gehry
Francisco de Goya


______________________________

Arquitetos:

Bruno Stagno
Daniel Libeskind
Oscar Niemeyer
Gustavo Penna
Harry Seidler

______________________________

Blog's:

A Cidade dos Encontros
A barriga de um arquiteto
Architecture
Arquiteto em Brasília
Arquirados
Architecture
Um arquiteto comum
O contrário é a mesma coisa

______________________________

Propagandas:











______________________________

Arquivos: