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![]() A organização gótica foi marcada pela acentuada verticalidade e a sofisticação estrutural em suas construções foi base pare esse movimento arquitetônico. Apresentava imagens bastantes simbológicas em seus ornamentos, características que ajudavam na divulgação dos princípios religiosos, já que a maioria da população era analfabeta. A arquitetura gótica surgiu da modificação estrutural importante da arquitetura românica. Tinha como construções típicas os castelos fortificados, as catedrais e os torreões de defesa. Com um forte simbolismo teológico em que “as paredes eram a base espiritual da Igreja, os pilares representavam os santos, e os arcos e os nervos eram o caminho para Deus” a arquitetura gótica estava apoiada. Foi marcada pela desmaterialização das paredes e pela diferenciada distribuição da luz nas edificações, isso foi possível justamente pelas inovações arquitetônicas da época: arcos em pontas e as abobadas cruzadas, que permitiam a cobertura de espaços curvos, irregulares e quadrados. As inovações góticas apresentavam as nervuras das abobadas feitas de pedras e enchimentos de tijolo tornavam as mesmas muito mais leves. Os arcos plenos românicos deixaram de ser o preferível e passaram a usar arcos quebrados (ogival). Tinham os contrafortes com empuxos menores que se transformavam em arcos bastantes, com braços externos perpendiculares a superfície dos edifícios, sustentando assim a arquitetura central das igrejas. Tendo as abobadas mais altas foram adotados arcobotantes duplos que neutralizavam as pressões dos pesos das mesmas nas alvenarias. E por ultimo apresentavam os pilares que foram substituídos por colunas lisas e redondas cujas massas, menos volumosas facilitavam a passagem entre as laterais e a nave central, e criava assim um espaço único, parecendo a principio retroceder, pois na arquitetura românica os pilares serviam como forma de separar a nave das laterais. Para que esse sistema fosse possível ser executado foi elaborado suportes aparentes dos arcos das abobadas que deviam terminar ao nível dos capitéis, tornando pouco estético tais colunas, para resolver tal problema optaram por interromper bruscamente os colunelos verticais rígidos. ![]() As catedrais não apresentavam esculturas nem desenhos tenebrosos, eram altas e imponentes e bastante iluminadas, e representavam a perda do medo do fim do mundo. As paredes deixavam à luz do sol entrar pelas janelas, lembrando assim a presença divina.
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Eu:
Nome: Anatalia Araujo
Idade: 21 anos
Atividade: Estudante de Arquitetura e Urbanismo FAU/UnB
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Arquitetura:
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Arquiteto
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Arkinetia
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FENEA
Instituto de Arquitetos do Brasil
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